terça-feira, 26 de agosto de 2014

ART X PPRA

Esse é um tema que geralmente gera muitas dúvidas e iremos abordá-lo nesse artigo, veremos de uma vez por todas se é necessário recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).


QUEM EMITE ART, DE QUAL ÓRGÃO É A EXIGÊNCIA

A emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é uma obrigação que todo o profissional Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo ligado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) têm no momento da execução de qualquer atividade relacionada com a sua profissão. Portanto se seu PPRA for elaborado por um Profissional com formação em Engenharia de Segurança do Trabalho será obrigado a emitir a ART.
Atenção! A necessidade de recolher ART não vem do PPRA e sim do profissional que o elabora! Em boa parte dos trabalhos realizados por pelas funções citadas é necessário recolher ART, novamente repito, a necessidade não vem do documento em si e sim de quem o elabora. A emissão da ART informa ao CREA o que os profissionais registrados estão fazendo…  Se o profissional é registrado no CREA e não emite ART pode ser multado pelo CREA!

É OBRIGATÓRIO RECOLHER ART PARA PPRA

É necessário recolher ART para elaboração de PPRA
Chegamos a um ponto importante na questão de ART X PPRA.
Segundo nos mostra o disposto no item 9.3.1.1 da NR-09 qualquer pessoa no âmbito da empresa e a critério do empregador pode elaborar o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), se outro profissional que não seja filiado ao CREA elaborou o seu PPRA, fica-se então desobrigado ao recolhimento da ART.
Não existe obrigação legal para recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) senão pelo próprio CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Precisamos lembrar nesse ponto que a NR 9 tem força de lei, pois foi criada a partir da lei 6514 de Dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO DO CREA QUE OBRIGA RECOLHIMENTO DE ART NO PPRA

Muitos profissionais insistem que a Resolução nº 437, de 29 de novembro de 1999 do CONFEA obriga o recolhimento de ART no PPRA vale para todas as empresas. Porém, primeiro é preciso deixar claro que o CREA não faz parte dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário. Portanto, AS REGRAS DO CREA SÓ VALEM PARA OS FILIADOS A ELE.
O CREA não tem poder para fiscalizar empresas, isso é dever apenas de órgãos do governo. Ele tem poder apenas fiscalizar os seus filiados. Isso coloca um ponto final a questão.

LAUDO NO PPRA

Essa é uma situação que pode exigir o recolhimento de ART no PPRA. Muitas consultorias (principalmente, e não somente elas) tem enchido o PPRA de coisas que não existem na raiz do documento segundo a NR 9. Uma delas é colocar laudos no PPRA.
O artigo 58 da Lei 8213/91 nos mostra que podemos usar laudos para justificar pedido de Aposentadoria Especial, e muitas consultorias colocam laudo no PPRA e o usam para justificar tal pedido. E nesse caso se o documento for feito por membro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) se faz necessário o recolhimento de ART.
É importante frisar também que tendo laudo mesmo que em parte Técnico de Segurança do Trabalho não poderá elaborar. Técnico de Segurança do Trabalho não pode elaborar laudos.

O RESPONSÁVEL POR DEFINIR QUEM ELABORA O PPRA NA EMPRESA É O EMPREGADOR

O CREA não tem poder legal para “se intrometer” na questão de quem elabora o PRRA da empresa. A responsabilidade por definir quem elaborará o PPRA da empresa é unicamente do empregador e vimos o embasamento legal no item 9.3.1.1 da NR-09.

SE O CREA EXIGIR ART PARA ELABORAÇÃO DE PPRA DENUNCIE!

Se você não é filiado ao CREA como (já dissemos algumas vezes nesse artigo – desculpe ser repetitivo com isso) não há que se falar em recolhimento de ART. Em alguns estados os sindicatos de Técnico de Segurança do Trabalho tem ganhado do CREA nessa questão de elaboração de PPRA. Como já vimos “qualquer pessoa a mando do empregador” o pode elaborar.
Se alguém ligado ao CREA insistir na emissão da ART, por ocasião da elaboração do PPRA, peça ajuda ao seu sindicato (no caso de Técnico de Segurança do Trabalho) ou denuncie ao Ministério Público do Trabalho (Técnicos de Segurança e outras pessoas/profissionais).


Crédito da imagem (c) Can Stock Photo

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário